terça-feira, 23 de maio de 2017

#41 - O Martírio de Joana D'Arc (1928)

Título: La Passion de Jeanne d'Arc
Duração: 82 minutos
Dirigido por: Carl Theodor Dreyer
Escrito por: Carl Theodor Dreyer, Joseph Delteil
Produzido por: Rudolph Maté
Estrelado por: Maria Falconetti (ou Renée Jeanne Falconetti), Eugène Silvain, André Berley, Maurice Schutz
IMDB: 8,3
Rotten Tomatoes: 97%


     O Martírio de Joana D'Arc é extremamente pesado de se assistir, cheio de tensão e agonia. Um filme sufocante, um filme difícil, um filme digno da estreia de Dreyer nesta lista. O ângulo de gravação do que predomina é extremamente inovador, focando, de um modo talvez até exagerado, no rosto da sofredora Joana.
     Falando em Joana, a interpretação de Falconetti é tão surreal, sendo praticamente impossível tecer um comentário sobre ela. Não estou dizendo que foi a melhor atuação de todos os tempos, mas com toda certeza foi uma das mais diferentes e marcantes que já vi em minha vida. O sofrimento dela era verdadeiro, a tristeza dela era verdadeira, a esperança, o medo, tudo ali era de verdade.
     Não tenho muito a falar sobre o roteiro do filme, com ele se passando exclusivamente nos dias do julgamento de Joana D'Arc, com as falas dos personagens sendo "resgatadas" diretamente da transcrição original do julgamento.
     Esta crítica será curta porque não sei exatamente o que falar sobre o filme, com a óbvia exceção da atuação de Falconetti. Eu fico extremamente feliz de ter visto este filme, mas definitivamente não é um filme que eu alguma vez deseje ver novamente.

NOTA: 7,5/10. Provavelmente serei linchado, mas não consigo dar uma nota maior que esta. Admito que é um belo filme, mas a sua tristeza não é exatamente a tristeza que gosto de ver em filmes.

CURIOSIDADES:

Dreyer proibiu todos os atores de usarem maquiagem, pois ajudaria a trazer realidade a atuação deles.

O filme demorou um ano e meio para ser gravado.

Escolhido o 9° melhor filme de todos os tempo pela Sight & Sound de 2012.

Segundo e último filme de Falconetti.

PRÓXIMO: Marinheiro de Encomenda...o último filme de Buster Keaton em nossa lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário